domingo, 22 de maio de 2016

Minha casa, meu lixo

Trabalho desenvolvido por químico brasileiro que promete revolucionar a construção civil


A construção civil é o ramo tecnológico que mais gera resíduos sólidos, cerca de 60% do lixo gerado vem desta área, com isso, você já imaginou que ao invés de produzir lixo, pudéssemos construir com ele sendo o principal material da construção? É o que um químico desenvolveu em Araraquara (SP). A técnica desenvolvida após anos de pesquisa por Marcelo dos Santos, que compreende em gerar tijolos através de lixo orgânico visando baratear a produção dos blocos de alvenaria. O material orgânico chega ao processo de fabricação da mesma forma que sai das casas; embalado em sacos plásticos, onde é separado o material reciclado dos detritos. O processo desenvolvido visa diminuir a utilização de areia em 50% e do concreto em 30% e, portanto diminuir o preço dos tijolos em 40% além de oferecer uma alternativa viável para o destino do lixo domestica.


Processo:
Após a separação, o lixo orgânico passa por um triturador e é fragmentado. “O material fica moído e depois vai para um misturador, onde uma composição química é acrescentada a ele”, explica Santos ao portal G1.
A composição química patenteada por santos durante anos de pesquisa é o que garante a esterilização do material, retirando fungos, vírus, bactérias e o impedindo de poluir o ambiente ou causar danos aos humanos.
Após a mistura, a massa pastosa é jogada em uma maquina peletizadora, onde é transformada em pequenos pedaços para em seguida ir ao forno e sofrer o processo de secagem, aonde então chegamos ao ultimo estagio que é a transformação do produto em pó.



O produto ainda esta em fase de testes. Mas os protótipos produzidos com 30% da quantidade normal de areia e 20% de concreto atingiram o dobro da resistência exigida pelo Inmetro. Agora vai para novos testes que serão realizados pela universidade de São Paulo (USP) para que então possam ser liberados para o mercado.

Fontes:

<http://g1.globo.com/sp/araraquara-regiao/noticia/2012/05/tecnica-permite-fazer-tijolos-partir-de-lixo-organico-em-araraquara-sp.html>

<http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI313315-18537,00-DUPLA+CRIA+COMPOSTO+PARA+USAR+RESIDUOS+ORGANICOS+COMO+MATERIAPRIMA+DE+TIJOL.html>

Nenhum comentário:

Postar um comentário