quarta-feira, 27 de abril de 2016

EDIFÍCIO COM ENERGIA (3x+4=4)


                        
    Com as grandes oscilações do sistema pluvial brasileiro,  está havendo muitas preocupações em relação ao sistema de geração de energia ELÉTRICA, coisa essa que já não é comum para o Brasil, no entanto muitos imobiliários estão pensando em outros meios de produção de energias privadas, ou seja,  energia exclusivamente para determinado prédio.
   O conceito de energia vêm tomando a cada dia espaço dentro do cenário de produção de energia elétrica renováveis, a tal ponto de ser um dos assuntos e motivos para pesquisas em universidades como a  Universidade de Santa Catarina.
Para pesquisadores das conceituadas universidades como a Universidade da Florida, a energia zero é considerada o futuro da construção civil, e em países como os Estados Unidos, Japão, já colocaram como obrigatório que todos os edifícios a partir de 2020 produzissem suas próprias energias, não só através da solar, mas que por outros meios de produção, como por exemplo: A utilização do próprio esgoto e lixo para a geração de energias. Essas são outras alternativas de geração de energia zero, sendo a solar a mais popular entre elas, pois é que o ambiente em volta, no caso do Brasil , dá mais oportunidades.
                  MAS O QUE É ENERGIA ZERO ?
Chama-se energia zero toda a quantidade de energia utilizada por um edifício que é produzida por ele mesmo ,ou seja, ele necessita de uma energia zero das hidrelétricas e das outras diversas formas de obtenção de energias, como já comentado antes, o meio mais comum é o de capitar a energia solar ,mas existem mais alternativas como a eólica, biomassa, e assim sucessivamente.
                        PONTOS IMPORTANTES
Se por um lado as pesquisas avançam em direção a resultados cada vez mais positivos para ter energias zero, por outro é necessário que o mercado imobiliário esteja também atento as mudanças previstas por essa verdadeira revolução na construção civil.
·       Adequação :é necessário que os edifícios estejam prontos para receber esse sistema e também pensar como e por onde vai ser distribuído todas essas coisas;
·       Estudos antecipados: bem, para dar início, e como consequência concluir a obra, é necessário fazer um estudo relevante em relação ao clima, e se ele pode ter possibilidade de ser alterado com o passar do tempo;
·       Recompensa: os edifícios com esses sistemas todos implantados, sem sombra de dúvidas tem mais valor no mercado imobiliário ;
               PERSPECTIVAS DE RESULTADOS
   Segundo o ministério de minas e energias, cerca de 47% de toda a energia produzida no Brasil ,é consumida pelos edifícios públicos e privados. Agora imagine, se todos, ou a maioria desses edifícios e casas fossem construídos com energia zero? Essa porcentagem ia deixar de ser produzidas e como consequência AJUDAR tanto o ser humano como a natureza.
         VANTAGENS E DESVANTAGENS
·       Vantagem: é o fim da degradação ambiental em grande escala.
                                                                                                                                

·       Desvantagem: como deu pra perceber, uma obra desse porte não é viável para qualquer projeto, pois tem investimento muito alto.