Com as grandes
oscilações do sistema pluvial brasileiro, está havendo muitas preocupações em relação ao
sistema de geração de energia ELÉTRICA, coisa essa que já não é comum para o
Brasil, no entanto muitos imobiliários estão pensando em outros meios de
produção de energias privadas, ou seja,
energia exclusivamente para determinado prédio.
O conceito de
energia vêm tomando a cada dia espaço dentro do cenário de produção de energia
elétrica renováveis, a tal ponto de ser um dos assuntos e motivos para
pesquisas em universidades como a
Universidade de Santa Catarina.
Para pesquisadores das conceituadas universidades como a
Universidade da Florida, a energia zero é considerada o futuro da construção
civil, e em países como os Estados Unidos, Japão, já colocaram como obrigatório
que todos os edifícios a partir de 2020 produzissem suas próprias energias, não
só através da solar, mas que por outros meios de produção, como por exemplo: A
utilização do próprio esgoto e lixo para a geração de energias. Essas são
outras alternativas de geração de energia zero, sendo a solar a mais popular
entre elas, pois é que o ambiente em volta, no caso do Brasil , dá mais
oportunidades.
MAS O QUE É ENERGIA ZERO ?
Chama-se energia zero toda a quantidade de energia
utilizada por um edifício que é produzida por ele mesmo ,ou seja, ele necessita
de uma energia zero das hidrelétricas e das outras diversas formas de obtenção
de energias, como já comentado antes, o meio mais comum é o de capitar a
energia solar ,mas existem mais alternativas como a eólica, biomassa, e assim
sucessivamente.
PONTOS IMPORTANTES
Se
por um lado as pesquisas avançam em direção a resultados cada vez mais
positivos para ter energias zero, por outro é necessário que o mercado
imobiliário esteja também atento as mudanças previstas por essa verdadeira
revolução na construção civil.
·
Adequação :é necessário que os edifícios estejam prontos
para receber esse sistema e também pensar como e por onde vai ser distribuído todas
essas coisas;
·
Estudos antecipados: bem, para dar início, e como
consequência concluir a obra, é necessário fazer um estudo relevante em relação
ao clima, e se ele pode ter possibilidade de ser alterado com o passar do
tempo;
·
Recompensa: os edifícios com esses sistemas todos
implantados, sem sombra de dúvidas tem mais valor no mercado imobiliário ;
PERSPECTIVAS
DE RESULTADOS
Segundo o
ministério de minas e energias, cerca de 47% de toda a energia produzida no
Brasil ,é consumida pelos edifícios públicos e privados. Agora imagine, se
todos, ou a maioria desses edifícios e casas fossem construídos com energia
zero? Essa porcentagem ia deixar de ser produzidas e como consequência AJUDAR
tanto o ser humano como a natureza.
VANTAGENS
E DESVANTAGENS
·
Vantagem: é o fim da degradação ambiental em grande
escala.
·
Desvantagem: como deu pra perceber, uma obra desse porte
não é viável para qualquer projeto, pois tem investimento muito alto.


Nenhum comentário:
Postar um comentário