O novo estaleiro que está sendo construído no
porto de SUAPE em Pernambuco, teve início em 2011 depois ser aprovado pela
licencia ambiental que é a Agência de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH),com
fins na fabricação de navios voltados para o apoio offshore de plataformas
petroleiras principalmente.
´´Um estaleiro é o local onde se
constroem, repara e/ou reforma embarcações de finalidades como cruzeiros para
turistas, barcos pesqueiros, barcos militares ,barcos de transportes de cargas
e barcos de apoio como os que se pretende construir no estaleiro PROMAR (Art.
Estaleiro PROMAR`` S.A , 21/11/2010)
O estaleiro vai ocupar uma área de 97,40
hectáres de terreno, sendo que 17,40% serão dragados para conformação do canal
de navegação, e os outros 82,60 % do terreno será de livre construção do
PROMAR. E como não é uma construção de pequeno ou médio porte, qualquer erro alheio
no planejamento pode prejudicar e muito o meio ambiente. E e aí que entra a
gestão de planejamento de obras civis.
foto
fantasia(as cores dessa foto não é real)
Observa-se
que há matas ao redor da construção e é necessária a maior segurança para
evitar que não haja danos ao meio ambiente e não desestabilizar os habitats por
perto.
Com a chegada desse estaleiro, cria-se
algumas vantagens e desvantagens tal como;
·
Vantagens:
Mais trabalhos, Mais rendas e Mais economias.
·
Desvantagens:
Aumento da poluição devido a alguns resíduos, desmatamento do florestal onde
vai ser construído e etc.
Abaixo tem
um vídeo mostrando como que vai ficar o estaleiro PROMAR de SUAPE .

Nenhum comentário:
Postar um comentário